Um projeto Teamway

terça-feira, 16 de julho de 2013

VITAMINAS: Vitaminas e Minerais

Ouvimos falar muito em Vitaminas e Minerais e a falta que estes fazem no nosso organismo. Mas o que são realmente?

tipo de vitaminas

Todos sabemos que as vitaminas e minerais são essenciais para a nossa nutrição e bem-estar geral. De facto, o nosso organismo não pode funcionar sem eles. Necessitamos de pequenas quantidades de inúmeras vitaminas e minerais na nossa dieta diária para assegurar o nosso normal crescimento e desenvolvimento.

Vitaminas


No organismo, existem 13 vitaminas, nove das quais são solúveis em água e quatro delas são solúveis em gordura. As vitaminas solúveis na água são as vitaminas B, vitamina C e Ácido Fólico, as solúveis na gordura são as vitaminas A, D, E e K.

As primeiras dissolvem-se facilmente. No entanto, o organismo não consegue armazená-las, por isso expele normalmente as que não consegue processar imediatamente. É por isso que é muito importante tomá-las e reabastecer diariamente. As vitaminas solúveis em água podem ser encontradas ne carne, peixe, frutas, vegetais e cereais integrais.

As vitaminas solúveis na gordura são absorvidas pelo organismo através dos intestinos com a ajuda das gorduras conhecidas como lípidos. Estas podem ser encontradas na carne e seus derivados, nos lacticínios e no óleo vegetal.

Se o organismo não receber uma toma suficiente destas vitaminas, pode fazer com que o corpo perca o seu equilíbrio natural e potencialmente levar a problemas de saúde. Por isso, uma toma saudável de alimentos ricos em vitaminas é essencial para um bem-estar óptimo.

Minerais


Os minerais não proporcionam energia ao corpo, mas estão envolvidos nos processos do organismo para a produção de energia.

Os minerais que são utilizados pelo organismo dividem-se me duas categorias:
Macrominerais e Microminerais.

Os macrominerais são necessários ao organismo em quantidades relativamente grandes. Neles incluem-se o Cálcio, Fósforo, Magnésio, Potássio, Sódio e Cloreto.

Os microminerais são necessários apenas em quantidades reduzidas. Incluem: Ferro, Cobre, Zinco, Iodo, Flúor, Crómio, Selénio, Manganês e Molibdeno.

Enquanto alguns minerais são requeridos pelo corpo em maiores quantidades do que outros, isso não significa que sejam mais importantes. Diferentes minerais são responsáveis por diferentes funções, todas elas bastante importantes para o bem-estar geral.

Fonte: Manual de informação Bem Estar Amway

0 comentários:

Enviar um comentário

ESPALHE SAÚDE!

SENTIRES-TE BEM É NATURAL!